# Zara Brasil ... Ir al contenido principal

Destacados

Abierta la inscripción a la X edición del Máster Interuniversitario en Ética y Democracia

Abierta la fase de   preinscripción  a la X edición del Máster Interuniversitario en Ética y Democracia de la Universitat Jaume I, que cuenta con docentes de la talla de   Domingo García-Marzá ,   Elsa González-Esteban  y   Ramón Feenstra . Edificado sobre valores como la Innovación, la calidad, la proximidad, la participación y la mejora continua, el Máster en Etica y Democracia ofrece dos principaleslíneas de especialización: 1) Filosofía política, con materias que profundizan en diferentes aspectos vinculados con la teoría de la democracia. Sus contenidos capacitan al alumnado para desarrollar un pensamiento crítico aplicable a la investigación académica, la formación y a ámbitos profesionales como la administración pública, las organizaciones políticas y el periodismo político. 2) Éticas aplicadas, con contenidos centradas en el ámbito de la ética económica y empresarial y la Responsabilidad Social. Sus materias capacitan al alumnado un pensamiento crítico aplicable a la i

# Zara Brasil ...

Dilnéia Couto, 01/09/11

O trabalho escravo no Brasil é um problema sério que vem tentando ser erradicado pelas autoridades responsáveis de fiscalização desse tipo de crimes. A OIT (Organização Internacional do Trabalho) estima em 25 mil os trabalhadores que se encontram em regime de escravidão somente no Brasil. 



Uma das vozes mais ativas na sociedade civil brasilera em temas de denúncias e informação sobre estas práticas no país é a ONG Repórter Brasil, onde se pode encontrar informações bastante precisas sobre este problema que coloca o Brasil na contramão do desenvolvimento social. 

O mais recente caso que ganhou ampla divulgação pelos meios de comunicação nacionais e internacionais, principalmente a imprensa espanhola que publicou em todos os grandes jornais do país noticia o tema, foi o de uma empresa subcontratada pela marca Zara no interior de São Paulo onde foram encontrados trabalhadores extrangeiros (bolivianos e peruanos) que trabalhavam em regime considerado de "análogo ao de escravidão".

Em uma reportagem divulgada pelo programa "A Liga" da TV BAND Brasil se pôde constatar a situação de calamidade em que se encontravam os trabalhadores que trabalhavam no local, alguns menores de idade. Ainda na mesma reportagem foram mostrados papéis que comprovam que a oficina clandestina de costura recebia pedidos da empresa Zara (Inditex). No dia seguinte a reportagem o assunto esteve entre os TT's do Twitter no Brasil e, também alcançou altos indíces de popularidade no exterior. 

Os diretores responsáveis de Zara foram convidados a comparecer na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo no dia de ontem (31/08/11) para prestar esclarecimentos sobre as denúncias que foram feitas, porém Enrique Huerta González (representante da marca no Brasil) não compareceu a reunião da comissão instalada pela Assembleia Legislativa de São Paulo que investiga denúncias de exploração de trabalho escravo por empresas instaladas no estado, entre elas, a Zara. Em comunicado divulgado na tarde de ontem o representante afirmou que “coloca-se à disposição da Assembleia Legislativa para colaborar em uma data próxima". Uma nova data ainda não foi divulgada.

Este video encontrado no Youtube mostra parte da reportagem feita pelo programa "A Liga":  







Comentarios